O que faz da madeira de lei a melhor opção?

 em Uncategorized

Com tantas opções de madeiras comercializadas legalmente para diferentes funcionalidades no Brasil, fica difícil escolher qual a melhor opção para o seu projeto, mas já adiantamos que a madeira de lei é a que ganha maior destaque.

A madeira de lei traz elegância e sofisticação a diversos ambientes, além de valorizar ainda mais os espaços como os jardins e demais áreas externas.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre esse tipo de madeira, quais suas espécies e características, fique conosco neste texto e tire todas as suas dúvidas sobre o tema!

O que é a madeira de lei?

A madeira de lei é aquela que conta com uma alta resistência, acima da média dos demais tipos de madeira. Isso é, dura mais do que qualquer outra.

Essas madeiras possuem cores bem marcantes, como o bege-amarelado e tons em vermelho com nuances escuras. Já a sua superfície é mais comumente lisa e lustrosa.

Essas árvores são consideradas nativas, especialmente pelo fato de sua produção ser de crescimento mais lento. Com isso, as madeiras nobres demoram mais tempo para estarem prontas para o uso, já que elas precisam ser antigas para garantirem todas as qualidades de uso comercial.

Também é importante ressaltar que a madeira de lei é protegida pelas leis ambientais, que auxiliam a controlar o desmatamento de algumas espécies protegidas. Portanto, toda comercialização desse tipo de madeira deve seguir a legislação vigente.

A história da madeira de lei

Há muito tempo, a família real de D. João VI chegou ao Brasil Colonial. A partir daí, uma nova lei foi determinada quando falamos de madeiras que pudessem vir a ser categorizadas como nobres: todos esses tipos deveriam ser utilizados exclusivamente pelo governo, sendo expressamente proibido os civis de extraírem essa matéria-prima.

Assim sendo, quem mais se beneficiou foi o ramo da construção de navios, embarcações e dormentes de ferrovias. Aliás, o pau-brasil foi dita como a primeira árvore de madeira de lei no nosso país.

Quais são as suas vantagens?

Um dos principais motivos que fazem a madeira de lei ser uma excelente opção frente às demais é a sua durabilidade. Outra grande vantagem está relacionada a sua resistência a pragas, por exemplo, cupins e brocas.

Características que proporcionam uma maior resistência:

  • O alburno vai diminuindo com o passar do tempo e dá lugar ao cerne, que é o núcleo do tronco.
  • Esse cerne dá origem a substâncias químicas que auxiliam na proteção de toda a madeira contra insetos e fungos.
  • Com isso, a madeira vai se tornando mais escura e rígida.
  • Por fim, quanto menor for o alburno, maior será a sua durabilidade, que inclusive pode chegar a centenas de anos.

Quais são os principais usos da madeira de lei?

Normalmente, essa madeira é utilizada em ocasiões que pedem por uma maior resistência e durabilidade, indo desde a construção de grandes embarcações até decks charmosos de madeira. Confira algumas outras finalidades:

  • Construção civil;
  • Construção naval;
  • Fabricação de móveis para áreas externas e internas;
  • Instrumentos musicais.

Saiba quais são os tipos de madeira de lei comercializadas no Brasil

  • Itauba
  • Angelim-vermelho;
  • Ipê;
  • Bacuri
  • Garapeira
  • Jacarandá;
  • Jatobá;

Madeira de lei X madeira reflorestada: qual a diferença?

Toda madeira de lei é nativa, como já dissemos anteriormente. Isso quer dizer que ela nasce, cresce e é cortada sem que haja um reflorestamento.

A madeira reflorestada (ou madeira comum) age diferentemente, pois tem um crescimento rápido. Em contrapartida, possui uma resistência inferior à madeira de lei, já que é menos rígida.

Nesse sentido, a madeira reflorestada pode ser usada em construções civis, desde que passe por um tratamento que garanta uma maior tolerância aos ataques de fungos e demais agentes deteriorantes.

Os principais tipos de madeira reflorestadas são o pinus e o eucalipto, sendo também indicadas para projetos de pergolados, decks, playgrounds e etc.

Encontre o melhor projeto com madeira de lei na Saligna

Não tem o que discutir, esse tipo de madeira é ideal para projetos externos devido a sua durabilidade, resistência, e claro, beleza.

Portanto, se você busca por quiosques, pergolados, decks, playgrounds e etc., visite o nosso site e encante-se por projetos já realizados com madeira de lei.

Ah! Continue nos acompanhando e fique por dentro das novidades, tendências e vantagens dos móveis de decoração em madeira.

Até breve!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Faça seu Orçamento!
madeira forro de garapeira